Marketing esportivo

O Marketing Esportivo refere-se à aplicação específica dos princípios e processos do marketing a produtos de sport (times, ligas, eventos, etc.) e aos produtos não esportivos mas que tem associação com o esporte (cigarros, bebidas, serviços de telefone de longa distância, etc.).

É uma nova área de marketing que atua dentro da indústria do esporte, movimentando bilhões em todo o mundo.

Nos Estados Unidos, o esporte é um ramo de negócios que fatura cerca de US$ 152 bilhões de dólares e é o 11º no ranking dos maiores empreendimentos econômicos norte-americanos segundo Meek (Apud STOTLAR e DUALIB, 2005). O crescimento significativo obtido pelo segmento esportivo pode ser notado ao se comparar estes números com os de 1987. Neste ano, o esporte estava classificado como o 23º negócio do País, com US$ 50,2 bilhões em atividade econômica, de acordo com Pitts e Stotlar (Apud STOTLAR e DUALIB, 2005).

O esporte é um substantivo que inclui todas as atividades que se enquadram num critério de participação ativa. É diferente do termo “atividade esportiva”, que implica um conjunto de atividades físicas. Assim, o segmento esportivo abrange uma vasta gama de empreendimentos comerciais relacionados a atividades esportivas específicas. Pitts, Fielding e Miller (Apud STOTLAR e DUALIB, 2005) dividiram o segmento esportivo em três: O segmento de Performance Esportiva, Produção Esportiva e Promoção Esportiva. O primeiro inclui todos os elementos relacionados a assistir a eventos esportivos ou deles participar (atividades esportivas profissionais ou amadoras), educação esportiva, organizações associativas esportivas e programas esportivos não lucrativos (por exemplo, esportes municipais).

O segmento de Produção Esportiva inclui aqueles produtos necessários para a realização de performance esportiva. Alguns dos elementos que compõem esse segmento são equipamentos e trajes esportivos, bem como serviços que otimizam a performance (treinadores, médicos, terapia esportiva, administração esportiva). O último segmento contém produtos e serviços relacionados à promoção do esporte. A mídia esportiva, o merchandising, os patrocínios e o suporte financeiro a atletas, todos são exemplos de atividades econômicas vinculadas à categoria de Promoção Esportiva.

Para definir o marketing esportivo, cita-se a definição de Pitts e Stotlar (Apud STOTLAR e DUALIB, 2005) como o processo de projetar e implementar atividades para a produção, fixação de preços, promoção e distribuição de um produto esportivo, a fim de satisfazer às necessidades ou aos desejos dos consumidores e de alcançar os objetivos da empresa. Sendo assim, o foco do marketing esportivo recai tanto na empresa como nos consumidores. Stotlar e Dualib (2005) afirmam que se deve dar prioridade a satisfazer às necessidades do consumidor. Em última análise, isso deve ser incluído como um objetivo da empresa.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Referencial Teórico STOTLAR, David K.; DUALIB, Carla. Como desenvolver planos de marketing esportivo de sucesso. São Paulo: Idéia e Ação, 2005.



O test drive é marketing

Amostra grátis é uma pequena porção do produto ou serviço oferecido em shopping centers e supermercados, por exemplo, sem qualquer tipo de cobrança ao cliente ou ao futuro cliente. Tem como origem o intuito de fazer o cliente conhecer o seu produto para despertar nele o interessa da compra. Não é muito diferente do test drive, no qual o cliente usa o carro antes de comprá-lo.
Achei muito interessante esse artigo sobre Marketing infantil , então postei aí... tire suas conclusões em relação ao abuso, pois apesar de alguns países regularizar essas atividades ainda assim existe abuso...


Marketing infantil é um termo usado para se referir ao marketing de produtos e serviços voltados ao público infantil. Apesar de quase sempre a criança depender dos pais para financiar suas compras, dependendo de sua faixa etária, ela pode assumir diferentes papéis de compra: apenas consumidora, influenciadora da compra ou até ser considerada decisora, mesmo que o recurso venha dos pais. A criança pode ser abordada também como público futuro de determinado produto ou serviço.

Vários países têm buscado regular a atividade de marketing infantil para evitar abusos. Em alguns, qualquer comunicação publicitária voltada diretamente à criança é proibida. No entanto, há várias formas possíveis de relacionamento com a criança e seus pais que fazem parte das ferramentas promocionais utilizadas pela área. Além disso, o marketing também se ocupa de fornecer subsídios para o adequado desenvolvimento dos produtos ou serviços, sua precificação e distribuição.

O Melhor Marketing do Mundo

Como o Hotmail conquistou mais de 12 milhões de assinantes em apenas 18 meses? Propaganda, eventos, mala direta? Não!!! Marketing boca-a-boca!!! O Melhor Marketing do Mundo. E tenho dito. Como gerar marketing boca-a-boca? Confira algumas idéias:

Pense sobre todos os possíveis grupos de pessoas que talvez se interessem pelos seus produtos e serviços. Considere pessoas da mídia, formadores de opinião da sua indústria, analistas, influenciadores etc. Não se esqueça de salas de bate-papo na internet e fóruns de discussão.

Pesquise sobre como a informação se espalha entre essas pessoas. Pergunte a essas pessoas como elas aprendem sobre novos produtos e serviços. Qual é a sua maior fonte de informação? Qual informação elas valorizam?

Desenvolva uma clara e concisa mensagem que destaque os benefícios (e não as vantagens e características) de se fazer negócios com você. Descubra naquilo que você vende, o que pode ajudar as pessoas a economizar tempo e dinheiro, ou ganhar tempo e dinheiro.

Pense sobre diferentes maneiras de fazer essas pessoas ouvirem falar de você. Quanto maior o número de pessoas e fontes diferentes mencionar você, melhor o seu posicionamento na cabeça do cliente.

Crie maneiras de fazer o cliente experimentar o que você vende. Produtos-demo, versão de demonstração, teste-drivers, etc: são maneiras de fazer o cliente experimentar e se apaixonar pelo que você vende.

Pense sobre maneiras criativas de fazer apresentações e demonstrações daquilo que você vende. Revolucione os seus eventos! O que você pode dar as pessoas para fazê-las lembrar de você? Pense sobre algo que possa ajudar o cliente além de ajudar você a promover o produto. Procure por grupos especiais de pessoas para quem você poderia oferecer algo de graça, descontos ou outras condições exclusivas.

O Marketing boca-a-boca é o Melhor Marketing do Mundo.
Incorpore-o IMEDIATAMENTE as suas iniciativas de marketing.

PROF. RICARDO JORDÃO

Marketing Para Viver um Novo Relacionamento

Após a dor da perda ou depois de sentir o incômodo da solidão é preciso reconstruir os laços afetivos um novo relacionamento

Mas como buscar um novo relacionamento, depois de tantos anos sem exercitar a arte da sedução, da conquista amorosa, da paquera, se ficamos tanto tempo envolvidos numa relação que finalmente acabou?

Estamos falando de milhares de pessoas, homens e mulheres, muitas vezes com filhos crescidos, que vivem o fim de um relacionamento de muitos anos, e agora precisam enfrentar a realidade da solidão. Encontram-se diante da possibilidade de reconstruir suas vidas através de um novo relacionamento afetivo.

Nos sites de relacionamento existem dezenas de milhares de pessoas que estão à procura de sua alma gêmea, ou pelo menos alguém para compartilhar a vida, mas nem sempre encontram uma fórmula ideal para esta busca.

Como consultor de marketing pensei em mostrar as semelhanças que existem entre a busca de promoção pessoal para o sucesso profissional e a busca de promoção pessoal para o sucesso em um novo relacionamento.

Pode parecer estranho apresentar este tipo de analogia, pois no caso de um novo relacionamento lidamos com questões íntimas, emocionais e pessoais, e também com o lado romântico do relacionamento.

No entanto, acredito ser possível utilizarmos estes conceitos de marketing de uma forma especial, com a sensibilidade e o romantismo que a situação exige, para nos ajudar a encontrar a felicidade pessoal num novo relacionamento.

Segundo os conceitos utilizados no marketing pessoal de carreira, a pessoa que busca um novo relacionamento precisa trabalhar sete áreas relacionadas a sua pessoa e ao seu comportamento.

Objetivos - saber o que espera de um relacionamento;
Quem você busca definir as características ideais que combinam com você;
Imagem pessoal fazer renascer a vaidade e cuidar da aparência;
Comportamento pessoal trabalhar a sua comunicação interpessoal;
Rede de relacionamento social retomar amizades e vida social;
Promover sua pessoa onde, como e para quem irá se expor;
Preparar-se emocionalmente para um encontro.
Objetivos

Pode parecer sem importância, mas ter objetivos definidos em relação ao que buscamos de um relacionamento será fundamental numa estratégia de marketing para relacionamento.

O que você está buscando em um novo relacionamento? Um casamento, um relacionamento sério, relacionamento casual, sexo, passar tempo, parceiro de viagem? Neste caso é preciso procurar a pessoa certa, pois objetivos diferentes, mesmo que implícitos, certamente trarão frustração e dificultarão uma aproximação.

Se você não sabe o que quer, dificilmente conseguirá o que deseja:

Quem você busca

É preciso saber as características da pessoa que busca. Qual tipo de pessoa lhe atrai, quais as características de uma pessoa que você admira, tanto fisicamente quanto de comportamento? Você busca alguém para compartilhar a vida, momentos pessoais e íntimos? É preciso pensar nos fatores que vão criar aquela química necessária nos relacionamentos afetivos.

as cuidado para não idealizar! Não busque a perfeição, o príncipe ou a princesa encantada. Avalie a pessoa que você é, e busque alguém compatível com você, evitando pessoas com grande diferença de idade, social, de aparência, etc.. Como também sendo muito exigente sem ter tanto pra oferecer. Tudo isto poderá levar a experiências de frustração, e comprometer sua auto-estima por provocar muitas rejeições neste processo de busca.

Imagem pessoal

É fundamental o papel da imagem pessoal nesta fase de conquista. Cuidar da aparência, não simplesmente como conceito de beleza, mas principalmente como conceito de simpatia, como forma de apresentar uma imagem agradável. Exercite o sorriso, o alto astral, a maneira de se vestir com bom gosto e adequada à situação, enfim a apresentação pessoal. Esta apresentação pode fazer uma grande diferença, principalmente, num primeiro encontro.

Talvez seja hora de voltar a exercitar a vaidade pessoal, cuidar mais de si, da saúde e da forma de se apresentar em público.

As mulheres têm características que as tornam mais femininas, mais sedutoras, mais atraentes, seja na forma de se vestirem, de se maquiarem, como também no sorriso, no andar, na feminilidade de uma maneira geral.

Homens, da mesma forma, têm características que despertam maior atração nas mulheres: a masculinidade, a simpatia, o sorriso, a forma de andar e a segurança nas atitudes.

Comportamento pessoal

O comportamento de uma pessoa é o complemento da imagem física, e é uma forma de comunicação. Estudos revelam que a linguagem corporal tem um impacto decisivo na apresentação. Segundo estes estudos, 55% do resultado de uma apresentação decorre de nossa linguagem corporal, ou seja, de nosso comportamento físico, como gestos, sorriso e postura corporal; 38% é resultado de nosso tom de voz e da maneira como nos expressamos; e apenas 7% tem a ver com as palavra que usamos.

Por isto é importante que procuremos ter um comportamento que reforce a imagem que queremos ter diante das pessoas. Se quisermos conquistar alguém precisamos ter um comportamento de sedução, de sensibilidade e de carinho, fatores estes que criam vínculos afetivos.

Desenvolver melhor a comunicação, a nossa capacidade de relacionamento interpessoal, a nossa afetividade e a nossa empatia é o caminho para conquistar as pessoas.

Rede de relacionamento social

Muitas vezes a busca por um novo relacionamento esbarra na dificuldade de saber por onde começar. Onde encontrar a pessoa certa? Após anos de um casamento, perdem-se muitos vínculos sociais. Não se tem mais contato com pessoas que podem nos ajudar nessa nova fase da vida, portanto, é preciso retomar esses vínculos, esta rede de relacionamento social, a partir dos amigos do trabalho, familiares e outros grupos.

Sair mais de casa e participar de atividades extra-trabalho. Refazer sua vida social como alguém que está sozinho e que pretende começar um novo relacionamento.

Promover sua pessoa

Os sites de relacionamentos na Internet constituem, hoje, uma das principais formas de buscar um novo relacionamento afetivo.

A vantagem dos sites é a grande quantidade de pessoas disponíveis com o mesmo objetivo. É possível encontrar pessoas com perfis de acordo com o que se procura. Claro que existem os riscos deste tipo de encontro e é preciso confirmar todas as informações recebidas. Mas a verdade é que a Internet está fazendo uma revolução na maneira com que as pessoas se relacionam e, com certeza, tem ajudado grande número de pessoas a refazerem suas vidas afetivas.

Acreditamos, também, que as pessoas devem procurar outras formas de encontrar um novo relacionamento. Mas, o principal é sair do casulo, romper a barreira que às vezes colocamos, por comodismo, e que dificulta a busca de um possível encontro.

Preparar-se emocionalmente para um encontro

Acreditamos ser importante que a pessoa esteja bem consigo mesma para iniciar esta busca. Com disposição para correr o risco da rejeição ou de encontrar alguém que não goste. Disponível para esperar o tempo necessário, que não imponha regras nem prazos nesta busca, sendo tolerante e flexível. Consiga controlar a ansiedade e saiba preservar sua maneira de ser e sua integridade pessoal.

Podemos concluir afirmando que a utilização dos conceitos de marketing pessoal, na busca por um novo relacionamento, podem significar uma maneira mais fácil de se conseguir a realização pessoal. Fazendo uma metáfora, diríamos que o mesmo transporte que nos leva todos os dias ao local de trabalho, também nos leva ao local de lazer e prazer. Portanto, podemos aplicar o marketing como uma ferramenta para gerir nossa carreira profissional, como também nossa vida afetiva. Espero que de alguma forma, em algum sentido, esta abordagem possa ajudar na busca pela felicidade de muitas pessoas.